segunda-feira, 12 de abril de 2010

A mi me encantan Madrid y Barcelona!

De volta à terrinha, depois de mais dez dias pelo mundo. As paradas desta vez foram Barcelona e Madrid, Espanha. Havia prometido para mim mesma que não voltaria sem conhecer estas duas cidades. Considero que não seja possível compará-las, são atmosferas, ambientes, belezas diferentes. Mas são incríveis! Os cenários tornaram-se ainda mais bonitos iluminados pelos primeiros raios de sol que anunciam a primavera, que chega um pouco atrasada, mas parece ter vindo para ficar. Sol, céu azul, camisetas de mangas curtas e apenas um casaco. Pelas praças e parques as pessoas deitam nos gramados expostas ao sol, tão esperado por todos e que aquece , mais que tudo, a alma.

Barcelona traz traços mais modernos, Gaudi é a marca maior do arrojo que é a cidade. Beira-mar, brisa, espaços amplos. O antigo forma a paisagem urbana perfeitamente encaixado as curvas e cores insanamente pensadas pelo artista catalão. E há ainda um dos grandes templos do futebol, o estádio Camp Nou. Sem perder tempo, fui a um jogo no grande estádio: Barcelona x Atlético de Bilbao, 4 a 1 para os donos da casa, fora o futebol arte que vem jogando Messi e cia, um verdadeiro espetáculo que merecerá descrição depois.

Madrid é o que imaginava de Europa. Prédios antigos, arquitetura imponente, palácios, grandes museus, jardins e tudo muito bem cuidado. Na capital espanhola mais um grande estádio, o Santiago Bernabeu. Havia planejado a viagem para coincidir com a data do clássico espanhol Real Madrid e Barcelona. Coincidiu, mas os ingressos tiveram venda limitada a sócios. Sim, sempre há gente vendendo na porta, como os cambistas no Brasil. Mas para essa partida, o preço pedido era alto demais: 500 euros um bilhete. Fica para uma próxima oportunidade... Da cultura espanhola, para mim, a novidade foi a tourada. Só digo que foi uma experiência única, que será descrita em outro post, o cenário, os personagens e tudo o mais.

Muito se diz sobre rivalidades regionais entre as duas cidades, há quem prefira essa ao invés daquela, uma porque tem praia, a outra porque não tem... sinceramente, amei as duas e regressei com a sensação de que é preciso voltar outras tantas vezes em ambas, para aproveitar o que só cada uma delas pode oferecer. Mais dois lugares que não se pode deixar de conhecer.

2 comentários:

  1. É isso aí, tem mais é que viajar mesmo! E esse time do Barça não é páreo pro Todo Poderoso Timão!! Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Glaucinha, minha linda!
    Fico contente que tenha aproveitado a viagem, conhecido un poquito más de España!
    Chica, cuidate, vale?
    Saudades!

    ResponderExcluir