domingo, 7 de fevereiro de 2010

A Coruña


Continuo minha incansável e incrível caminhada pelo mundão velho sem porteiras. Sim, é essa a sensação que tenho andando pela Europa, de que não há fronteiras. Desde que cheguei aqui acentuaram-se meu respeito e admiração pela diversidade cultural, de raças, de línguas, e nada disso se torna uma barreira, e sim uma atração a mais em cada lugar visitado.

Desta vez estive em A Coruña (ou La Coruña em castelhano), ao noroeste da Espanha. Quando cheguei à região ainda não tinha entendido bem a organização geográfica do local. Por aqui, para mim, é sempre um pouco mais complicado entender a organização política e social das áreas. Mas Coruña (também é correto dizer assim) é uma cidade da região da Galiza, capital da província de mesmo nome, que abrange outros municípios. Meus guias e companheiros de viagem foi o casal de amigos que me adotou em Porto. Confesso que não imaginava encontrar um lugar tão lindo como o que vi. A região é litorânea, cercada por mar e também por rio e ría (uma forma específica de encontro entre um braço de rio e mar). Mesmo com frio, mas com sol, as paisagens são incrivelmente lindas, e tudo encaixado perfeitamente com a cidade.

Fora as descobertas, cultura, vistas incríveis e o contato com o mar, coisas que me fazem sempre ter certeza de que estar aqui vale muito a pena, a culinária local é um espetáculo! Claro, estar com um "nativo" local como guia ajuda muito, você vai direto aos lugares onde a comida é a mais especial e os ambientes são peculiares. Embutidos, maricos, frutos do mar, carne de porco... hummm! Até agora foi um dos lugares onde mais e melhor comi na Europa. Mais uma linda e inesquecível viagem, mais uma região espanhola, mais um pedacinho do mundo que agora se materializa como um pedacinho do meu coração. É assim, com todo lugar que visito.

Um comentário:

  1. Pois é! A Galícia ou Galiza (como dizem os tugas), é uma região linda mesmo. Várias praias formadas pelas baías,frutos do mar... Humm, sei que vou sentir saudades desse pedacinho quando chegar o verão daí! Quando puderes no verão vai conhecer as Ilhas Cies (apanhas uma balsa de Vigo), um paraíso!
    bjsss

    ResponderExcluir