quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O jeans que "tá usando"


Comprar uma calça jeans é uma tarefa difícil! Você concorda, discorda, ou nunca sentiu essa dificuldade? Pois para mim tem sido, e não é de hoje. Jeans se tornou o básico do dia-a -dia da vida moderna, cotidiana. É peça certa para trabalhar, sair, fazer compras, acho que só para dormir que calças jeans não são usadas, do resto se adaptam bem a qualquer situação rotineira. E faz tempo que não encontro calças que sejam de meu gosto. Usava muito aquelas da levi's, mais tradicionais de cor bem escura. Adorava aquela peça de roupa, usava até o jeans quase preto ficar azul anil (um exagero!), as costuras começarem a puir, e daí tinha que me desfazer daquela roupa que já era como um pedaço de mim. Claro, tinha outras calças, de outras marcas e modelos, mas aquela era a querida.

Eis que, no final da vida útil de uma dessas minhas polivalentes calças, fui à loja comprar uma nova. Fui surpreendida com a notícia de que aquele modelo saiu de linha, não era mais fabricado. Um choque! Como não??? Elas vendiam tão bem, vestiam melhor ainda e o preço era acessível (importante detalhe). A moda, o mercado, sei lá o que... Minha preferência por estas calças se resume em uma palavra: tradicional. Um jeans escuro, corte reto que caia bem com salto, tênis, sandália, chinelo etc. A cor não destoava de nada, era perfeitamente usável com blusas coloridas, de frio ou de calor. Usava-se a peça para a aula, o trabalho, compras, jogo de futebol. Mas hoje em dia não tem sido fácil comprar um jeans.

Alguém consegue me explicar quem inventa, dita modas e tendências? Quem foi que disse que aquelas calças todas rasgadas, ou aquelas todas manchadas de branco, como se você tivesse trabalhado o dia todo na construção civil, são bonitas? Se as minhas calças não estivessem rasgando e desbotando por estarem velhas eu não compraria novas, certo? E as novas estão mais estragadas que as minhas que andam sozinhas de tão gastas! Agora a moda diz que é bonito aquela calça com as pernas justas, aquelas bem apertadas nas canelas, esquisitas. Se você tem a perna grossa fica deformada, se as coloca com um tênis, ou ma sandália plataforma parece que tem um trator nos pés... a única "vantagem"que assinalam é que para colocar com botas por cima da calça ficam muito melhor. Mas este argumento cai por terra, porque as calças comuns e retas também cabem na bota e ficam boas. Aí a vendedora diz : "tá usando assim!". Os outros, eu não gosto, mas não tenho mais escolha. Tenho que sair com uma calça toda rasgada, com tinta, remendos de festa junina e a barra me sufocando!?

Minha busca por uma calça que me caia com conforto é incansável. Ah, que fique claro que gosto de detalhes nas roupas sim, brilhos, strass, mas coisas que valorizem a peça e não depreciem. A batalha é antiga, ainda no Brasil procurava calças e não encontrei, pensei que na Europa encontraria. A inocência de esquecer que a moda é ditada daqui pra lá... a saga segue em outro país! Eu continuo com a minha velha mesmo, enquanto não encontro algo um pouco menos "tá usando!".

Um comentário:

  1. ahahahahha. Glau! sofro do mesmo problema...
    Eu gosto mto dessas calças tradicionais.. achei numa lojinha uma da Levi´s que eu acho que é "falsiê", mas tá valendo. Essas de barra extremamente justa não veste bem ninguém: se é mto magra vai mostrar o q? Se é normal ou gorda fica ridícula"
    Então eu voto pra vc usar as calças velhas mesmo, tá na moda e vc nem gasta dinheiro! hahaha
    Bjão amiga

    ResponderExcluir