sábado, 21 de novembro de 2009

Todo sentimento do inverno


Ele chegou. Enfim, o tão aguardado inverno europeu parece ter chegado para ficar. E para esfriar. Dizem que piora, também acho. Aqui no Porto ainda não tivemos menos do que uns 12 graus durante o dia e noite, talvez de madrugada. Mas o fato é que faz frio, chove, garoa, venta úmido. Não é um frio comum, bem que disseram, é diferente. Se você, neste momento enxuga o suor brasileiro de mais de 30 graus do seu rosto, não está visualizando bem o que digo. Nas ruas casacos de lã, cachecóis, roupas de couro, agasalhos, meias, botas. Parece que nada esquenta o suficiente, o frio já está nos ossos. Vou andando pela rua e sentindo meus dedos dos pés rijos. Apertar o passo não funciona, parece que o sangue pelo corpo não tem tempo de esquentar e se se espalhar e chegar até as extremidades.

Bem vindo ao Porto! O frio, a garoa, a chuva, o vento, são característicos da cidade para essa época. E é boa a sensação de andar pelas ruas portuenses, sentindo o vendo gelado no rosto, aquele cheiro de inverno. As calçadas forradas de folhas secas, amarelas e castanhas, que caem secas e depois colam ao solo, encharcado pela chuva e garoinha constante. No meio da tarde as luzes da cidade já estão acesas. Tempo nublado, céu cinzento, o cenário é um contraste de cores, sombras, luzes, tudo perfeitamente pintado, a arte natural da paisagem da cidade e da natureza, em perfeita sintonia. Bem vindo inverno, os bons ventos e bons fluídos que traz.

Enquanto andava na rua, não sei porque, a música abaixo me veio a cabeça...vim cantarolando por todo o caminho, o eterno Chico.

http://www.youtube.com/watch?v=anFxDsg20KE

2 comentários:

  1. Encarar o frio daqui não é tarefa fácil. Parece que não tem nada que alivie essa sensação de que vc vai congelar a qualquer momento. Mas esse clima também tem todo um charme, né? E a paisagem fica quase tão linda quanto essa música do Chico.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nem consegui ouvir a música toda. Chico me emociona, Paris também, o Porto nem se fala! Sim, o outono tem charme, também sempre procurei aproveitar o lado bom dessa época, do aconchego de se viver assim, das roupas coloridas quentinhas, da lareira num fim de semana em uma habitação rural qualquer, dos jantarzinhos inventados só pra curtir o clima, do vinho, ai do vinho! Das folhas secas também!
    Curta muito por aqui, porque a vida tem que ser vista assim, sempre pelo lado melhor!
    bjs!

    ResponderExcluir