quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dia de São Martinho

Hoje é dia de São Martinho. Onze de novembro, é dia do Santo que anuncia, de fato, a chegada do inverno no continente europeu. Como forma de homenagear e comemorar o dia de São Martinho, em algumas regiões de Portugal, inclusive no Porto, assam-se castanhas. Essas mesmas castanhas são típicas desta época do ano e facilmente, encontradas nas ruas, vendidas em carrinhos com imensas panelas que as cozinham e assam, provocando um grande fumacê. Ainda não as tinha comido, mas em celebração ao dia de hoje fui chamada pelos queridos vizinhos, o casal Dona Lili e Seu Jorge (que já me adotaram) para provar essa iguaria. Imaginei que as castanhas fossem bem doces e meladas. Ao contrário, são salgadinhas com um fundo adocicado... por fim, um pequeno cálice de vinho do Porto. Além de trazer o inverno, São Martinho também é considerado um Santo de caridade e generosidade e, para minha surpresa, é o padroeiro da freguesia onde moro no Porto, a Cedofeita. Coincidência ou não, o frio está mais intenso agora a noite nesse dia de São Martinho. As castanhas e o vinho combinam mesmo com o inverno que parece ter chegado de vez.

Um comentário:

  1. Coincidência o sr. chamar Seu Jorge!...acho que você achou dois anjos que te acolheram aí, né?
    Fiquei com vontade de provar as castanhas com um cálice de vinho do porto...e esperar o inverno chegar. Aqui, o verão grita! rsrs

    beijos creidiiiii

    ResponderExcluir