sexta-feira, 1 de maio de 2009

Radinho de pilha

Sempre adorei rádio. Principalmente ouvir futebol no radinho, mesmo que a AM não pegasse direito no interior paulista, onde nasci e fui criada. Mesmo em meio a chiados, ouvia jogos e mais jogos por meio da "caixa mágica".

Mantendo este hábito que carrego há anos, estava eu precisando de um radinho novo para ouvir as transmissões esportivas. Fui ao centro da cidade, entrei em todas, literalmente, todas as lojas de eletroeletrônicos da rua. Mas não foi fácil realizar a compra. Pedir por um radinho de pilha, atualmente, era como se eu dissesse ao vendedor: "Por favor, eu queria um disco voador...". Ouvi as mais diversas coisas, das quais muitas me deixavam incomodada, irritada. Gente, eu só quero um rádio de pilha! Das coisas que ouvia dos vendedores, eis algumas pérolas:

- Rádio de pilha? Qual, daqueles pequenos? Não, nós não recebemos mais daqueles...
- Ah tá, obrigada!

- Rádio de pilha? Olha, eu tenho esse que toca cd, é portátil, vende bem...
- Não, eu queria de pilha mesmo, pequeno, apenas com AM e FM.
- Não, desse não vendemos mais.

- Rádio de pilha? Tenho MP3, MP4, porque você num compra um desses?
- Eu queria radinho de pilha, com AM e FM sabe...
- Ah não é pra você, é pra presente...Desses eu não tenho mais, nem recebo.
- É pra mim mesmo, mas eu queria assim. Obrigada!

- Rádio de pilha? É pra você mesma? Porque você não compra um MP3, salva músicas, dá pra ouvir na rua, no ônibus...
- (Pensando comigo mesma: Eu sei o que é um MP3 minha filha, eu tenho um, mas não foi o que pedi...)Sim é pra mim... é pra ouvir futebol, preciso que pegue AM.
- Ouvir futebol? Você quer um rádio pra você ouvir futebol? (risos irônicos da moça)
- (Eu mantendo a classe e educação) Isso, mas MP3 não serve. (Viro as costas e saio andando)

Sei que coisas como estas estão ficando ultrapassadas no mundo loucamente moderno, mas um radinho de pilha, daqueles com um fiozinho para segurar na mão quando se vai ao campo ver o jogo, para aproximá-lo do ouvido, que pegue basicamente AM e FM com uma anteninha, é pedir demais? Sim, eles estão em extinção. Algo tão folclórico, clássico, emblemático do futebol e do torcedor está acabando. Depois da saga, encontrei um sobrevivente a onda moderna de "MP coisas". Comprei o radinho de pilha que era para mim, para ouvir AM e para ouvir futebol. Ah!, nada como ouvir o grito de gol através da caixinha mágica...

17 comentários:

  1. Tipo eu procurando vitrola.
    E ainda não achei uma de acordo..

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  2. Patricia Braga (kboop@terra.com.br)14 de maio de 2009 20:10

    Caramba!!!! Inacreditável que essa semana aconteceu exatamente a mesma coisa comigo!!! Estou procurando por um radinho básico, AM/FM, pra deixar como "coringa" em casa... Pra poder levar pra cozinha, banheiro, etc...
    Já procurei por quase todas as lojas em Porto Alegre e a reação das pessoas é a mesma: me oferecem um MP3 ou CD player no lugar do radinho.
    Já estava praticamente desistindo da empreitada, daí googleando "radinho de pilha" caí numa referência ao teu blog e fiquei impressionada com a coincidência! :o)
    Me conta, onde conseguiu o teu radinho??? Quem sabe eu consigo o meu também? ...rsssss...
    Beijos!!
    Patty

    ResponderExcluir
  3. Só quem ama rádio sabe o sabor que tem ouvir um rádio a pilha.
    Aquele chiad é maravilhoso.
    Neste moment estou aqui, deitado na cama e ouvindo o meu rádio, aquele bem comum, AM/FM e com som, sem fones, é demais.
    Adoro e amo.
    Indico rádio a pilha da Sony, é meio caro mas é bom, ou estes baratos de 20 reias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. oi tudo bem sei que faz tempo,mas nao custa nada informar,vc pode comprar pela internete onde eu comprei o meu,paguei 50,00 com o frete incluidoum pouco maior que um maço de cigarro tem alto falante e entrada para fone de ouvido comprei no site da motobras o radinho e pé de boi aguenta firme super resistente,acho que deve estar em extinçao este artigoda uma olhada lá :www.motobras.com.br .rodrigo sorocaba-sp

    ResponderExcluir
  5. eu de novo este ai da foto do blog radinho suzuki menor que um maço de cigarro esta 25,00 na casas bahia vi esta semana na vitrine !abraços

    ResponderExcluir
  6. Adoro rádios, sou técnico e iniciei uma pequena coleção. Ainda não tenho fotos mas estou providenciando. Além do futebol vez por outra, assisto muito a BandNews e a CBN. Nesta, às sextas à noite, tem um programa ótimo chamado "cesta de música". Entrevista novos, e não tão novos, talentos. Experimentem. Aqui em Petrópolis temos o mesmo problema. Encontrar um bom rádio portátil a pilhas é dificílimo.
    Abraços a todos, JMário.

    ResponderExcluir
  7. Sensacional! Às vezes me pego nostalgicamente ansioso por um raidnho de pilha novo. O meu já caiu tantas vezes que estou precisando de outro! E viva o radinho do torcedor!

    ResponderExcluir
  8. Glaucia

    Parabéns pelo texto, saiu até na prova da Petrobras - (citaram a fonte,viu).
    Sabe, eu adorei teu texto, quando estava fazendo a prova não queria que o texto acabasse, estava me deliciando. Tive um problema parecido,... uso também radinhos, pois saiba, os melhores são os chineses. Sempre compro para meu pai, ele deve ter uns 04, desses pqnos. Outro dia queria um radinho Am Fm com busca automática, pois fica mais fácil para ele achar as rádios de futebol, (sintonia digital), pois ninguém sabia o que era isso. Na verdade existe FM com busca digital, mas AM, são raros, achei um de por no braço SONY(rs...) com busca AM digital. Bem difícil e caro.

    Abraços

    Humberto Carlberg

    ResponderExcluir
  9. Meu pai sempre tem um radinho novo consigo. Ele adora acampar, e diz que o radinho é o melhor companheiro, inexplicavelmente com a música certa pra cada ocasião.

    Sou estudante de arquitetura e coincidentemente, num trabalho de plástica e expressão gráfica, temos que prototipar um objeto interativo a partir de um objeto fornecido por um colega de sala.
    E o meu objeto é.... um radinho de pilha! rá!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. RRsrsrsrsrsrs... Hoje aconteceu comigo! Fui a procura de um "bendito" rádio de pilha... E pasmem! Está em extinção! Mas, procurei, procurei, achei no Gbarbosa Aracaju, Casas Bahia (na internet), No www.motobras.com.br

    Não deixem o rádio de pilha morrer!!!

    ResponderExcluir
  11. Podem estar em extinção, mas nada poderá supera-los! O Rádio a Pilha está acima de qualquer aparelho que use energia elétrica ou bateria recarregavel. Não a nada mais versátil que um RÁDINHO DE PILHA, AMO MUITO O MEU!

    ResponderExcluir
  12. Não sei se estou ficando velho, mas é muito ruim ter aquele fones dentro do ouvido, deixa-me irritado. O velho rádio de pilha resiste ao tempo, não tem problema de falta de energia, ótimo para escutar futebol e as primeiras notícias chegam pelas ondas do rádio. Não é propaganda, mas a motobrás tem equipamentos maravilhosos, pois vc encontra uns aparelhos de rádio que mistura a estação e ninguem consegue enteder nada. O tempo passa e meu motobras Dunga IV e o RM-PF32 estão sempre comigo.

    ResponderExcluir
  13. Tenho um da Dunga IV RM-PF22 da MOTOBRAS,eh muito bom,pega AM FM e tem entrada pra fone de ouvido,antenna externa,sintônia muito boa,e muito economico funciona com 4 pilhas 'AA'comprei em 2003 na Galeria do Rosário no centro de Porto Alegre semana passada me surpreendi quando passei pela vitrine da mesma loja e lá estava um "Radinho de Pilha"da mesma marca que o meu!!e eu que achei que nem era mais fabricado.ahh esqueci de falar daquela tradicional "Alça de transporte"que ele tem!!

    Enfim Radio de Pilha eh tudo di bom!!

    Abraço

    Dirceu Pereira - Porto Alegre RS

    ResponderExcluir
  14. É passei por isso tbm, mas sou do nordeste e aqui tem uma loja chamada armazem paraiba, depois de ir em varias lojas onde tudo é digital, encontrei no armazem paraiba toda linha motobras. Comprei um Dunga IV Brasileirinho (raro) por apenas 49,00. Foi muito barato, pois se um china custa 10,00 e dura seis mêses o motobras dura 50 anos. Tenho um Motoradio RM-Pf31 fabricado em 28/10/1972, q foi do meu pai, e agora é q ta bom! Vlw pessoal.
    Ps. o gol no rádio passa antes q na tv, sem falar q é bem mais emoção!

    ResponderExcluir
  15. É passei por isso tbm, mas sou do nordeste e aqui tem uma loja chamada armazem paraiba, depois de ir em varias lojas onde tudo é digital, encontrei no armazem paraiba toda linha motobras. Comprei um Dunga IV Brasileirinho (raro) por apenas 49,00. Foi muito barato, pois se um china custa 10,00 e dura seis mêses o motobras dura 50 anos. Tenho um Motoradio RM-Pf31 fabricado em 28/10/1972, q foi do meu pai, e agora é q ta bom! Vlw pessoal.
    Ps. o gol no rádio passa antes q na tv, sem falar q é bem mais emoção!

    ResponderExcluir
  16. aprenda como ouvir comunicação dos pilotos de aeronaves pelo radio fm.
    sit: silaseletronica.webnode.com.br

    ResponderExcluir
  17. Vou tambem comprar um desses, parecd que a gente pede coisa que nunca existiu quando quer algo sem sofisticacao as vezes desnedessaria

    ResponderExcluir