sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pitacos futebolísticos

Às portas das semi-finais do Paulistão, cá estou eu para fazer uma das coisas que mais gosto: comentar futebol!

Não é surpresa para ninguém que os grandes tenham se garantido para as etapas finais do Campeonato...embora o Santos ainda não esteja garantido, Portuguesa e Santo André ainda brigam pela quarta vaga, o mais provável mesmo é que os maiores times do Estado estejam no G4. A Lusinha parecia ter reagido de um começo ruim de campeonato, e vinha embalada rumo a vaga. Mas, tem coisas de Portuguesa que serão eternamente de Portuguesa. Tudo bem que o confronto direto de ontem com o Peixe foi na Vila Belmiro, um empate seria bom resultado para a Lusa, mas sinceramente já esperava pelo tropeço do time do Canindé em alguma de suas partidas restantes e mais uma vez ficaria no sonho o Paulistão...Falta uma rodada, é preciso esperar.

Quanto ao Santos achei que na montanha russa que o time vinha no campeonato, não conseguiria a classificação. Muita euforia sobre o Peixe, por conta do garoto Neymar. Confesso que vi poucos jogos com o menino em campo para opinar, mas calma lá, todo garoto que desponta do Santos, aos 17 anos, todos já acham que é o novo Pelé? Pra mim, além de qualquer talento pessol do atleta, trabalho forte de empresário. A mídia toda, a torcida, todos já o tem como novo ídolo da Vila, grande craque, propostas do exterior. É preciso calma. Vi alguns de seus jogos, ele é mesmo habilidoso, tem boa movimentação, mas jogar bem contra Oestes e Noroestes, não faz de ninguém grande craque. No clássico contra o Corinthians, por exemplo, em que o compararam com Ronaldo Fenômeno, colocaram um duelo pessoal entre ambos, o garoto sentiu o peso da responsabilidade e pouco fez, apenas perdeu uma boa chance de gol. Acho que é preciso esperar antes de rotulá-lo como novo "cracasso" da Vila, principalmente a imprensa.

O Palmeiras talvez tenha sido o time mais constante ao longo da primeira fase. Embora sempre bem esquematizado por Luxemburgo, também não é lá um timasso... o pricipal atacante da equipe, Keirrison, é bom jogador, bom atacante, sempre bem colocado e mesmo quando joga mal costuma aparecer em boas oportunidades. Mas também tem deixado a desejar. Nos clássicos não tem nem seu nome narrado, e nos principais jogos do Verdão na libertadores também sumiu. Sinceramente, ainda não entendi o que acontece com K9, e vez enquando penso que jogar contra Mogis e Ituanos seja seu máximo.

O São Paulo engrenou faz pouco, mas mais uma vez já começam a pipocar comentários de que o time do Morumbi é um time de chegada, que os erros de início são compensados com acertos na reta final, Muricy volta aos microfones, as piadinhas e o Tricolor o grande favorito ao título. Será???

O Corinthians entrou como favorito, marketing e holofotes para o Fenômeno. Não a toa! Ele pode estar com uns quilos a mais, fora de forma, mas talento nunca se perde! Ele sabe o que faz ali e tem resolvido para o apático time do Corinthians! O maestro douglas parece que só sabia tocar a banda na série B. Até agora, nada de grandes apresentações, tampouco passes e armções do meio alvinegro, que anda meio capenga e desorganizado. Aliás, o time anda sem padrão, Mano Menezes não se entende: vai da retranca ao ofensivo com improvisos desnecessários. Tá difícil entender o Timão, que mesmo assim chega invicto à última rodada da primeira fase do Paulistão.

**********

Comecei com Paulistão, mas vou terminar com Seleção. Esta Seleção apática e cheio de "não me toques". Ninguém pode ser criticado pelo ridículo empate com o Equador. Desculpas das mais variadas, e ninguém admitiu erros, todos doídos com críticas da imprensa e da opinião popular... E depois dos 3 contra o Peru em casa, todos falam com a boca cheia do que significa jogar na Seleça, do bom jogo, como se não fosse mais que obrigação ganhar estes três pontos em casa. A verdade é que não há como ficar fora da Copa, os times Sul-americanos se esforçam pela ruindade, mas a quem empolga torcer para este time cheio de estrelas e máscaras? Eu, pra dizer a verdade, torço contra, estes aí não representam meu país!

2 comentários:

  1. PARABÉNS!!!

    Concordo com tudo e digo mais, seleçaõ com Dunga MAL SERVE PRA CONSEGUIR VAGA, quem dirá a COPA!!!

    São Paulo é um clube estruturado, não há dúvidas. Mas o time não é nada excepcional.

    Palmeiras só tem Keirrison, que não parece estar pronto pra clássicos, e Luxa que carrega o time com suas táticas e mexidas durante o jogo.

    Santos de Neymar... Não dá pra compará-lo nem com Robinhho e Diego, quem dirá com o Rei.

    E o Cororingão apesar de estar invícto também não me convenceu, principalmente pelo setor de armação onde nosso 10 parece ter sido ofuscado pelo brilho do R9. Se não fosse o garoto Boquita...

    Mas como todo bom corinthiano maloqueiro e sofredor graças a Deus, torço pra pegar os bambi e torço pra que o meu time arrebente nos 2 jogos.

    bjxxx alvinegros

    ResponderExcluir
  2. Olha,

    Eu sou NOROESTINA de nascimento
    PALMEIRENSE de sangue
    SÃO PAULINA pq moro do lado do spaguetti
    e CURÍNTIA, porque afinal...


    ....nóis, aqui, é curíntia manô!

    :)

    ResponderExcluir