segunda-feira, 6 de abril de 2009

Clássico é clássico...

As semi-finais do Campeonato Paulista estão definidas: Palmeiras X Santos e São Paulo X Corinthians. Deu, enfim, o previsível, os grandes decidirão o Paulistão. Dois clássicos nas semi, e mais o clássico da final. É difícil opinar sobre os confrontos, pois como dizia o grande Vicente Matheus, "Clássico é clássico, e vice e versa". Mas arrisco um pitaco: a grande final será Palmeiras X Corinthians, o mais tradicional dos clássicos paulistas.


Alguns dirão que o Corinthians não está empolgando muito, o São Paulo vem mais bem organizado como time, mas estou com o felling de que o Timão virá comendo a grama nestes dois jogos. Acho que o Fenômeno também fará a diferença, serão os jogos do craque, os demais corinthianos vão na raça e na vontade de reverter a vantagem dos empates que é do São Paulo. Aliás, acho que este fator favorece ao Corinthians. Se a vantagem fosse do time de Parque São Jorge, o grupo entraria folgado em campo, já começando pelo esquema tático de Mano Menezes, que certamente seria mais retrancado a espera de contra-ataques. Vai ser um jogão!

Já na outra partida o Palmeiras vem com todo o favoritismo além da vantagem do regulamento por ser o primeiro na classificação. O Palestra é mesmo melhor time, mais bem armado por Luxemburgo e ainda com a vantagem de que, contra o Santos, o garoto Keirrison não perdoa. Será que esta sina se repete? É esperar pra saber. Ao meu ver, o Santos chegou às semi-finais mais por incompetência dos adversários do que por méritos próprios. Pode até dar trabalho ao Palmeiras, mas não leva.

A verdade é que serão dos grandes e bons jogos, que espero, sejam decididos apenas em campo, pelos atletas, sem arbitragens etc etc.

**********

Por falar em clássicos, arbitragens e fatores extra-campo, o fato de as semi serem dois grandes jogos entre os quatros principais rivais paulistas me preocupa. Fatalmente veremos cenas de violência, confusão, tumulto nos estádios e fora deles. Aí virão os demagogos, mais uma vez, sugerir idéias mil como credenciamento de torcedores, redução de torcida adversária ou até mesmo a extinção dela, mudanças e mais mudanças que no fim das contas não mudarão nem ajudarão em nada. E se eu não sou credenciada e quero ir a um jogo de futebol, como será feito? Tirar uma das torcidas, de qualquer que seja o jogo, estraga com a graça do futebol, e o direito de simplesmente ir ao campo assitir seu time de coração.

Como já é de costume neste país, as medidas nunca previnem ou resolvem o probema, aliás mal remediam os problemas. Achar que medidas como as citadas afastarão, acabarão ou mesmo irão amenizar a violência no futebol é uma grande hipocrisia. Tudo isso é uma grande hipocrisia...Será mesmo que os gestores de futebol deste país não percebem que o que gera violência é todo um contexto social no qual estão inseridos os trocedores, é chegar ao estádio e ter que pagar R$ 100 no ingresso, enfrentar fila e comprar ingresso da mão de cambistas (como isso não é fiscalizado?), ser recebido e tratado pior que animais por policiais despreparados e ainda ser confinados em espaços que não cabem metade das pessoas ali colocadas; sem contar que o torcedor acaba sendo moeda de troca entre dirigentes, cartolas de clubes e federações. Eles se desentendem, e a briga sobra para o torcedor que paga caro no pouco ingresso disponibilizado, ou não foi o que aconteceu no último São Paulo X Corinthians? Cartolagem pura, azar do torcedor. Infelizmente não será nestes clássicos que as coisas serão resolvidas, haja vista os horários marcados para os jogos de Palmeiras X Santos. Ambos no sábado, às 18:10, ou seja sem transmissão de TV aberta. O trocedor tem que ter o canal pago ou ir ao estádio ver seu time, enfrentando todo este tumulto de um clássico... Difícil.

E ainda acreditam que a Copa no Brasil será um sucesso e mudará as coisas, se mal conseguem organizar um campeonato estadual... hipocrisia, novamente!

2 comentários:

  1. Concordo sobre o Timão, é melhor sem vantagem. mas desde 2000 não tínhamos semi com os quatro grandes, o que prova que a grandeza não estava tão previsível assim! Sobre as torcidas, o cadastramento dá certo quando bem feito, como é na Inglaterra. Sou contra a presença de quem vai para brigar e o cadastramento, em ação conjunta com o Estado (no caso a PM), daria certo com marginais na cadeia e não nas arquibancadas!
    Palpite: Corinthians 3 x 1 Elas
    Volta: Elas 1 x 1 Corinthians

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Começando de trás pra frente:

    Acho que não tem nada a ver esse negócio de credenciar torcedor.
    Tem que credenciar os baderneiros isso sim, aplicar penas severas condizentes com bandidos.

    O torcedor tem que ser favorecido e não punido, afinal de contas nós os torcedores somos o motivo de existir o esporte.

    Com relação aos jogos, creio que o timão decidirá a vaga pra final no pacaembúe o R9 vai brilhar e decidir o jogo mais uma vez.

    Já entre as sereias e os porcos o negócio será mais equilibrado, tanto que não aponto um favorito.

    Só torço também pra que não haja erro de arbitragem que altere o resultado de algum jogo. É difícil com esse bando de incompetente que temos segurando o apito, mas vamos torcer.

    Parabéns Glau.
    Boa sorte pra nóis porque nóis é curintia pohaaa!!!

    ResponderExcluir